No passado dia 25 de outubro, realizou-se na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, o Colóquio "Carpinteiros Navais".
Os Amigos do Raposinho em representação da Associação Náutica do Seixal estiveram presentes neste evento, integrado no programa “Semana do Património”, um conjunto de atividades promovidas pela Câmara Municipal da Moita com o objetivo de valorizar e divulgar o património sociocultural deste concelho ribeirinho do rio Tejo.
Este Colóquio abordou a temática da construção naval de embarcações tradicionais na perspetiva da sua valorização e preservação como património tecnológico e sociocultural.
Após a apresentação do painel de convidados, assistimos à projeção do documentário “Arquitetura do Rabelo” , apresentado e moderado pelo seu realizador e produtor Vitor Bilhete, um precioso documento para memória futura de um património já perdido no tempo.
Na segunda parte do Colóquio assistimos à projeção do documentário “A Embarcação Tradicional - O Boa Viagem - Memória de uma Recuperação”, uma produção e realização da Câmara Municipal da Moita.
Seguiu-se um momento de perguntas e respostas moderado pelo Mestre Jaime Costa, proprietário do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos, o cenário principal do documentário e também o último estaleiro tradicional em atividade no estuário do rio Tejo.
Este documentário é também um precioso documento para memória futura de um património ainda vivo que urge preservar.
Seguiu-se um debate em torno da urgência de preservar este património, onde foi realçado o trabalho e o esforço desenvolvido pela Câmara Municipal da Moita e identificados alguns dos possíveis caminhos a seguir para tornar sustentável o futuro das embarcações tradicionais do estuário do rio Tejo.
Foi uma feliz oportunidade podermos participar neste momento único de partilha de saberes, preocupações e esperança no futuro das embarcações tradicionais do estuário do rio Tejo.
Sem comentários:
Enviar um comentário