No passado dia 1 de Dezembro estivemos presentes na festa de aniversário do Centro Náutico Moitense, encontrámos uma casa cheia de amigos a celebrar os seus 33 anos de vida associativa.
Desde o dia da sua fundação a 1 de Dezembro de 1980 que o Centro Náutico Moitense promove junto da sua comunidade o gosto pelo rio Tejo e a preservação das suas embarcações tradicionais.
Fazemos votos que mantenha o entusiasmo e a força no cumprimento deste propósito por muitos e muitos anos.
No Município da Moita, as palavras “construção e preservação de embarcações tradicionais”, “defesa e promoção do património fluvio-marítimo” há muito que saíram das plateias dos encontros, colóquios e fóruns e passaram à prática.
No Centro Náutico Moitense estas palavras são celebradas todos os dias, na atitude dos seus sócios quando recuperam ou constroem uma embarcação tradicional do estuário do rio Tejo, quando retocam a pintura tradicional de uma embarcação ou simplesmente quando partilham o seu conhecimento em tradições náuticas.
A canoa Bonitinha salva pelo Sr. António Mendes. |
Madeira para o restauro da canoa Bonitinha. |
A bateira Salsicha está a ser restaurada pelo Prof. Luís Miguel. |
Testemunhámos esta atitude quando passeávamos pelas instalações do Centro Náutico Moitense, a canoa Bonitinha está a ser restaurada pelo Sr. António Mendes, depois de a ter resgatado do seu leito de morte no estuário do rio Tejo com a ajuda de amigos, o Professor Luís Miguel Arrais e proprietário da canoa Salvaram-me está a restaurar a bateira Salsicha devolvendo-lhe as linhas e cores tradicionais.
Cais do Centro Náutico Moitense. |
Final do dia de aniversário do Centro Náutico Moitense. |
O Centro Náutico Moitense é um dos pilares que sustentam o futuro das embarcações tradicionais do estuário do rio Tejo e os seus alicerces são a atitude da sua Direção, dos seus Sócios e a sensibilidade das autoridades locais.
Sem comentários:
Enviar um comentário