segunda-feira, 17 de março de 2014

3 Filmes uma Missao

3 comentários:
 
Integrada no Plano Cultural 2014 do Projeto Raposinho, a mostra 3 FILMES UMA MISSÃO é o contributo da Associação Náutica do Seixal na divulgação de trabalhos cinematográficos que promovem a preservação do património flúvio-marítimo português.

A mostra 3 FILMES UMA MISSÃO será exibida no próximo dia 22 de Março de 2014, sábado pelas 15:00h no Salão Nobre da Associação Náutica do Seixal e terá a duração aproximada de 2 horas e meia.


3 FILMES UMA MISSÃO apresenta os filmes


O BOA VIAGEM – Memória de uma Recuperação.
Produção Câmara Municipal da Moita, duração 50 minutos.
Este filme documenta a recuperação do varino O BOA VIAGEM, propriedade da Câmara Municipal da Moita e um testemunho vivo da preocupação desta autarquia em promover o estudo, a preservação e a divulgação do património flúvio-marítimo do estuário do rio Tejo. 
Os trabalhos de recuperação foram realizados no último estaleiro naval tradicional do estuário do rio Tejo, o Estaleiro Naval Jaime Costa em Sarilhos Pequenos. É aqui que os últimos grandes barcos do Tejo, embarcações centenárias, encontram os últimos operários especializados que preservam técnicas ancestrais de construção naval, um património técnico e humano que urge preservar.


BARCOS, MEMÓRIAS DO TEJO
Produção Câmara Municipal do Seixal, duração 10 minutos.
O filme "Barcos, Memórias do Tejo", integrado na atual exposição do Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal, apresenta uma breve síntese do trabalho no Tejo, marcado pela quantidade e diversidade de embarcações que navegaram no período anterior à construção das travessias sobre o Tejo, que se constituíram como verdadeiros instrumentos de trabalho e elementos essenciais da economia das populações locais.
Identifica as tradições culturais, as festas e as praticas religiosas associadas a esta actividade. Retrata, não só os principais fatores do desaparecimento desta actividade, assim como, o esforço que tem sido desenvolvido na salvaguarda destas embarcações enquanto património marítimo do Tejo.


ARQUITECTURA DO RABELO
Produção Sinalvídeo, realização de Vítor Bilhete, duração 55 minutos.
A Arquitectura do Rabelo é o título de um estudo do Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras, que serviu como roteiro para este filme.
O processo de construção aqui documentado, respeita em absoluto o método nórdico de carpintaria naval, ou seja, a formação do casco antes da montagem das cavernas, com o forro de tábua trincada. Sem máquinas e sem moldes, as formas são obtidas a partir de medidas básicas tradicionais, do gosto do artista e a prática de muitas gerações.
Este filme é a memória futura de uma tradição talvez perdida, a construção de um barco rabelo num areio do Douro, por um dos últimos mestres calafates do rio, já desaparecido, e alguns artífices que com estes mestres trabalharam.

Arquitectura do Rabelo

Cada filme será apresentado por um painel de convidados, com um pequeno intervalo no final de cada exibição.

No final do evento terá lugar um momento muito especial, vamos sortear entre os presentes, várias publicações de grande qualidade editadas pelas Câmaras Municipais da Moita e do Seixal.

Este momento único só foi possível graças à especial colaboração das Câmaras Municipais da Moita e do Seixal que nos disponibilizaram estas obras de referência na temática do património flúvio-marítimo do estuário do rio Tejo.

Para terminar, um muito obrigado à Câmara Municipal da Moita, à Câmara Municipal do Seixal e ao realizador Vitor Bilhete, pois sem a autorização de exibição dos seus filmes não seria possível organizar este evento de promoção do património flúvio-marítimo português.

DIVULGAÇÃO:
Cartaz 3 FILMES UMA MISSÃO (em PDF)
Imagem 3 FILMES UMA MISSÃO para partilhar nas redes sociais (em JPG)

3 comentários:

  1. venham á associação nautica do seixal e vão ver que não dão o tempo por perdido, acreditem que vale a pena

    ResponderEliminar
  2. Mais uma excelente iniciativa no sentido da preservação deste tipo de embarcações, Estarei presente.

    Nuno Fernandes (Nós perto do mar)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom, uma excelente iniciativa em que foi um prazer participar. 3 videos ricos em tradição. Uma grande oportunidade de contacto com a forma como estas embarcações eram contruidas e reparadas a fundo. Há que ajudar a manter um património que é de todos nós, eu farei o que estiver ao meu alcance para ajudar. Obrigado pelo convite.

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff